O socialismo segundo o Nacional socialismo.

 


Sinto que é de grande importância um estudo sobre o socialismo defendido pelo estado nazista. Em tempos de circulação de ideias na internet e na mídia, colocando o nacional socialismo como uma ideologia de "esquerda", questionando também o "socialismo" do nacional socialismo.

Penso que devemos compreender as diferenças entre o socialismo científico e o socialismo defendido pelo nacional socialismo. Para isso recorrerei em primeiro momento a algumas citações de críticas  ao marxismo contidas no livro "Minha Luta" de Adolf Hitler. No segundo momento, a partir do livro "Nossas ideias" de Ramón Bau, coloco sua explicação sobre o socialismo.

O socialismo científico engloba uma teoria econômica e sociológica do alemão Karl Marx, que faz críticas  e análises ao desenvolvimento do capitalismo no século XIX. No século XX a teoria marxista foi apropriada pela União Soviética, tendo sua primeira manifestação real.

Adolf Hitler em seu livro "Minha Luta", faz várias críticas ao marxismo, o que acaba com esses boatos de que o nacional socialismo era de esquerda, socialista/comunista.

“Em um tempo em que os melhores elementos da nação morriam no front, os que ficaram em casa, entregues aos seus trabalhos, deviam ter livrado a nação dessa piolharia comunista” (p. 76)

“Não hesito em declarar que julgo os homens que arrastam o movimento de hoje na crise de divergências religiosas piores inimigos da pátria que qualquer comunista com tendências internacionais, pois converter o comunista é a tarefa do movimento nacional-socialista” (p. 239)

“Vencendo a minha relutância, tentei ler essa espécie de imprensa marxista, mas a repulsa por ela crescia cada vez mais.” (p. 30)

“Se o judeu, com o auxilio do seu credo marxista, conquistar as nações do mundo, a sua coroa de vitórias será a coroa mortuária da raça humana” (p. 32)

“Não precisamos dizer nada sobre os mentirosos jornais marxistas. Para eles o mentir é tão necessário como para os gatos o miar” (p. 107)

“Para arranjar dez cadeiras no parlamento, ligam-se com os marxistas, inimigos de todas as religiões” (p. 118)

“Eis a verdadeira essência da doutrina marxista, se é que se pode dar a esse aborto de um cérebro, criminoso a denominação de “doutrina”” (p. 140)

Para entendermos o socialismo do estado nazista, colocarei algumas citações do livro Nossas ideias do nacional socialista espanhol Ramón Bau.

O socialismo defendido pelos nacionais socialistas está ligado ao estado do bem estar social. O autor define "socialismo é o convencimento ético de que o bem do povo, a sobrevivência da raça, é o prioritário frente aos interesses particulares e dos desejos de qualquer grupo" (pág. 10).

O bem do povo significa, "Tudo aquilo que leve aos integrantes uma melhor qualidade humana, tanto física, como ética e espiritual, a formação pessoal, artística e cultural superior". (pág. 10). Para Bau, ser socialista é trabalhar para que o desenvolvimento positivo alcance a todo o povo, sem interesses particulares (os do dinheiro são os que mais poderosamente se destacam) nem os de grupos (e nestes devemos enquadrar os interesses democráticos de partida, os de finanças, ou interesses de outras raças, se oponham a isto). A base do socialismo é uma atitude ética frente aos problemas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O "perigo amarelo" no Brasil.

A história é escrita pelos vencedores?

Núcleo nazista na comunidade alemã de Itoupava no Vale do Araranguá.