Por que os alemães elegeram a Hitler?


Depois da guerra, muitos estudos surgiram principalmente dentro da academia tentando explicar por que os alemães apoiaram o partido nazista e como Hitler teria conseguido chegar a presidência da Alemanha, muitos retratam como no livro de Hanna Arendt "As origens do totalitarismo" que Hitler usava de uma propaganda do medo para as pessoas aceitar seu modelo político, muitos boatos e mitos rondam o terceiro Reich, como quem não se comportasse devido os preceitos da doutrina nazista sumia.

Porém as multidões fervorosas pelo füher nos mostra ao contrário, Adolf Hitler foi elegido democraticamente, por onde passava todos o aplaudia, a verdade é que a Alemanha em maioria apoiava Adolf Hitler.

Em palavras dos próprios alemães Hitler havia devolvido o emprego e a dignidade a seis milhões de desempregados, mesmo os que moravam fora do país tiveram oportunidade de  retornar a sua casa na década hitlerista.

Hitler foi elegido na década de 1930, onde na Europa vivia a crise do liberalismo, sua política de governo e plano econômico rompeu com todas as correntes políticas existentes na época.

A verdade é que até os dias de hoje se fala do milagre econômico na Alemanha, que se encontrava falida com dívidas externas, principalmente por causa do tratado de Versalhes, a política nacional socialista foi capaz de reerguer a economia alemã e dar oportunidade de emprego aos seis milhões de desempregados.

Hitler investiu nos primeiros anos em infra- estrutura pública, estradas, e moradias investindo na construção civil, o que gerou empregos.

Através do Reich Bank incentivou indústrias nacionais de bens de consumo dando crédito, criou também empréstimos sem juros para financiamento de imóveis e automóveis, criou o carro popular a Volkswagen e removeu impostos sobre veículos que estimulou a sua produção.

A indústria bélica foi outro setor que gerou emprego na Alemanha.

O sistema bancário e o mercado de capital estava em vigilância do estado, o sindicato foi fechado, pois Hitler rompeu tanto com o marxismo quanto ao liberalismo e seus dogmas, acreditava na cooperação entre trabalhador e empresas.

Claro que seu projeto político e a eficiência econômica do Reich começou a incomodar grupos político já existentes.

Mas o fato é que os alemães em peso em suas próprias palavras votaram e apoiavam o füher pelo seus feitos, não foi através da força, foi pelo fato de Hitler ter devolvido o emprego aos seis milhões de desempregados, além de dobrar o salário.


Referências:

Uma interpretação do primeiro milagre econômico alemão- Ricardo Luis Chaves Feijó

Testemunhos de alemães, como o documentário sem palavras e anauê o integralismo e nazismo na região de Blumenau.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O "perigo amarelo" no Brasil.

A história é escrita pelos vencedores?

Núcleo nazista na comunidade alemã de Itoupava no Vale do Araranguá.