Hiroshima e Nagazaki também é um crime contra a humanidade!!
Os crimes de guerra surgem a partir da preocupação de reduzir os danos de guerra, foram definidos nas convenções de Haia de 1899 e 1907, o "direito de Haia", ou seja, as regras de conflitos armados, proibição de alguns métodos de combate.
Os aliados encararão o genocídio hitlerista não apenas como um crime de guerra, mas um crime contra a humanidade. Crime contra a humanidade ou crime de genocídio foi criado pelo jurista estadunidense Raphael Lemkin, este crime é entendido como "um plano coordenado englobando diferentes ações, objetivando a destruição basilar da vida de grupos nacionais, com o foco em aniquilar estes grupos" (GALANTE; GOMES, 2006, p. 3-4).
Para os aliados os crimes cometidos pelo estado nazista, não foi apenas um crime de guerra, e sim um crime contra a humanidade (genocídio), por ter motivação racial e religiosa. A ONU definiu quatro episódios que se enquadraria em crimes de genocídios, o massacre dos armênios na primeira guerra mundial, o massacre hitlerista, os tutsis em Ruanda pelos hutus e o massacre dos bósnios pelos sérvios.
Porém a primeira definição do crime contra a humanidade só se tem no tribunal de Nuremberg em 1945, para julgar especificamente o estado nazista.
Com o tempo o termo de genocídio acabou sendo usado para designar o massacre dos judeus pelo estado nazista. Com certeza que outras práticas genocidas não ganharam tanta visibilidade como o genocídio hitlerista, pois os aliados ganharam a guerra e vão julgar seus inimigos.
Por exemplo as bombas de Hiroshima e Nagazaki, não são consideradas crime contra a humanidade, mesmo sendo o pior episódio da segunda guerra mundial, pois os aliados, destruíram duas cidades com bombas, como afirma o historiador Bloch devemos como historiadores analisar porque alguns fatos são colocados em esquecimento, enquanto outros em evidência (Bloch, 1993)
Referências:
GALANTE; Carlos Eduardo Silva, GOMES; Thompson Adans R. Genocídio: O despertar da sociedade para um novo (velho) crime.
GUERRA, Sidney, TONETTO; Fernanda. A construção histórica dos conceitos de crime contra a humanidade e de genocídio.
Comentários
Enviar um comentário